No próximo dia 5 de março, Quarta-feira de Cinzas, inicia-se a caminhada quaresmal rumo à Páscoa do Senhor. As cinzas simbolizam a penitência. A quaresma, vivenciada pelos cristãos é um tempo penitencial por excelência. As cinzas não apagam os pecados, não perdoam os pecados, mas fazem reconhecer os pecadores e necessitados de conversão, de voltar a caminhar nos caminhos de Deus.
Para isso a Campanha da Fraternidade nos ajuda nesta conversão apresentando um tema para nossa reflexão, que este ano é sobre a ecologia.
A celebração da bênção e a imposição das cinzas desta quarta-feira lembra as palavras de Jesus: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. A Igreja suplica a Deus: “Derramai a graça da vossa bênção sobre os fiéis que vão receber as cinzas, para que, prosseguindo na observância da Quaresma, possam celebrar de coração purificado o mistério pascal de vosso Filho” (Oração da Bênção das cinzas. Missal Romano, p. 175-176).
Receber as cinzas, nesta quarta-feira, significa confirmar a fé na Páscoa de Cristo, na reconciliação, na esperança de um estar na comunhão do Ressuscitado. Participar do rito da imposição das cinzas, significa ainda, como convertidos, agir para que a fé continue a ser vivida no presente, continue a ser uma fé viva em um mundo em mudança.
Assessoria de Imprensa - Diocese de Limeira